O coque de petróleo obtém-se directamente como subproduto da destilação do petróleo, no fundo da coluna de destilação devido à sua estrutura molecular densa. Este produto representa cerca de 5% a 10% do petróleo total que entra na refinaria.

Das varias utilizações do coque de petróleo como combustível destaca-se o uso na co-geracao em refinarias para a produção de electricidade, uso nas cimenteiras e uso nas centrais termoeléctricas.

Função das propriedades do coque, para além da sua utilização como combustível, é na produção de eléctrodos de carbono, grafite e na produção de dióxido de titânio e aço.

O coque de petróleo pode ser usado em variadíssimas outras formas possíveis, tais como: abrasivos, pastilhas de travões automóveis, linhas ferroviárias, alimentação de fornos, pigmentos para a colorização de vidros.

Uma característica particularmente atraente do coque de petróleo é que ele produz 14.000 BTUs/libra (sendo que 1BTU equivale a 252.2 calorias), em comparação com as 8.000 a 13.500 BTUs/libra associadas ao carvão, e ao contrário do carvão, deixa muito pouca cinza.